Expressões do conhecimento didático do conteúdo de um professor experimentado de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto & contexto enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000300029 |
Resumo: | Estudo qualitativo com objetivo de analisar a relação entre trajetória de formação e expressões do conhecimento didático de conteúdo, de um docente experimentado de enfermagem da região Sul do Brasil. São apresentados os dados coletados por meio de observação não participante e entrevista semiestruturada, analisados pelo método das comparações constantes. Deste processo emergiram as categorias trajetória de formação docente e expressões de conhecimento didático de conteúdo da qual derivam as subcategorias prática docente, formação pedagógica, socialização entre pares e domínio de conteúdo, organização e manejo do grupo, avaliação da compreensão dos alunos, respectivamente. Os resultados indicam que a busca do professor por formação permanente, a socialização com seus pares, as atividades profissionais que experiência para além da docência propriamente dita e a escolha de referencial teórico e metodológico emancipador no ensino guardam relação com o domínio de conteúdo, postura mais dialógica, problematizadora e crítico-criativa dele mesmo e de seus alunos. |
id |
UFSC-17_cca171b09a8807ee46da5991f2da5d56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-07072013000300029 |
network_acronym_str |
UFSC-17 |
network_name_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Expressões do conhecimento didático do conteúdo de um professor experimentado de enfermagemDocentesEnsino superiorEducação em enfermagemEstudo qualitativo com objetivo de analisar a relação entre trajetória de formação e expressões do conhecimento didático de conteúdo, de um docente experimentado de enfermagem da região Sul do Brasil. São apresentados os dados coletados por meio de observação não participante e entrevista semiestruturada, analisados pelo método das comparações constantes. Deste processo emergiram as categorias trajetória de formação docente e expressões de conhecimento didático de conteúdo da qual derivam as subcategorias prática docente, formação pedagógica, socialização entre pares e domínio de conteúdo, organização e manejo do grupo, avaliação da compreensão dos alunos, respectivamente. Os resultados indicam que a busca do professor por formação permanente, a socialização com seus pares, as atividades profissionais que experiência para além da docência propriamente dita e a escolha de referencial teórico e metodológico emancipador no ensino guardam relação com o domínio de conteúdo, postura mais dialógica, problematizadora e crítico-criativa dele mesmo e de seus alunos.Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000300029Texto & Contexto - Enfermagem v.22 n.3 2013reponame:Texto & contexto enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC10.1590/S0104-07072013000300029info:eu-repo/semantics/openAccessBackes,Vânia Marli SchubertMoya,Jose Luis MedinaPrado,Marta Lenise doMenegaz,Jouhanna do CarmoCunha,Alexandre Pareto daFrancisco,Bruna de Souzapor2013-10-01T00:00:00Zoai:scielo:S0104-07072013000300029Revistahttp://www.scielo.br/tcePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptextoecontexto@nfr.ufsc.br1980-265X0104-0707opendoar:2013-10-01T00:00Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Expressões do conhecimento didático do conteúdo de um professor experimentado de enfermagem |
title |
Expressões do conhecimento didático do conteúdo de um professor experimentado de enfermagem |
spellingShingle |
Expressões do conhecimento didático do conteúdo de um professor experimentado de enfermagem Backes,Vânia Marli Schubert Docentes Ensino superior Educação em enfermagem |
title_short |
Expressões do conhecimento didático do conteúdo de um professor experimentado de enfermagem |
title_full |
Expressões do conhecimento didático do conteúdo de um professor experimentado de enfermagem |
title_fullStr |
Expressões do conhecimento didático do conteúdo de um professor experimentado de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Expressões do conhecimento didático do conteúdo de um professor experimentado de enfermagem |
title_sort |
Expressões do conhecimento didático do conteúdo de um professor experimentado de enfermagem |
author |
Backes,Vânia Marli Schubert |
author_facet |
Backes,Vânia Marli Schubert Moya,Jose Luis Medina Prado,Marta Lenise do Menegaz,Jouhanna do Carmo Cunha,Alexandre Pareto da Francisco,Bruna de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Moya,Jose Luis Medina Prado,Marta Lenise do Menegaz,Jouhanna do Carmo Cunha,Alexandre Pareto da Francisco,Bruna de Souza |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Backes,Vânia Marli Schubert Moya,Jose Luis Medina Prado,Marta Lenise do Menegaz,Jouhanna do Carmo Cunha,Alexandre Pareto da Francisco,Bruna de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docentes Ensino superior Educação em enfermagem |
topic |
Docentes Ensino superior Educação em enfermagem |
description |
Estudo qualitativo com objetivo de analisar a relação entre trajetória de formação e expressões do conhecimento didático de conteúdo, de um docente experimentado de enfermagem da região Sul do Brasil. São apresentados os dados coletados por meio de observação não participante e entrevista semiestruturada, analisados pelo método das comparações constantes. Deste processo emergiram as categorias trajetória de formação docente e expressões de conhecimento didático de conteúdo da qual derivam as subcategorias prática docente, formação pedagógica, socialização entre pares e domínio de conteúdo, organização e manejo do grupo, avaliação da compreensão dos alunos, respectivamente. Os resultados indicam que a busca do professor por formação permanente, a socialização com seus pares, as atividades profissionais que experiência para além da docência propriamente dita e a escolha de referencial teórico e metodológico emancipador no ensino guardam relação com o domínio de conteúdo, postura mais dialógica, problematizadora e crítico-criativa dele mesmo e de seus alunos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000300029 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000300029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-07072013000300029 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto & Contexto - Enfermagem v.22 n.3 2013 reponame:Texto & contexto enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
collection |
Texto & contexto enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Texto & contexto enfermagem (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textoecontexto@nfr.ufsc.br |
_version_ |
1750118391570497536 |