FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO(?)
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5757 |
Resumo: | A pesquisa objetivou analisar seis cursos de Licenciatura, considerando ordenamento legal vigente, e discutir oprocesso de formação proissional docente realizado nesses cursos a partir das expressões de licenciandos sobre suas compreensões de situações de inclusão escolar vivenciadas no campo de estágio. Para tanto foram realizadas análises documentais e constituíramse grupos focais junto aos respectivos cursos de Licenciatura, envolvendo cerca de 120 licenciandos. Os resultados encontrados indicam: a) descompasso entre ordenamento legal e processos formativos; b) licenciandos expressam compreensão de “deiciência”como obstáculo à atuação proissional em contextos educacionais inclusivos. É necessário intensiicar diálogo entre cursos de Licenciatura para elaboração coletiva de processos formativos que atendam as demandas provocadas pela atuação proissional docente em contextos inclusivos. Cabe ainda aos cursos de Licenciatura colocarem-se também no centro da crítica no que se refere à construção de escolas assentadas em uma perspectiva educacional inclusiva como a que se apresenta em nosso cenário socioeducacional. |
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