FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO(?)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRUZ, Gilmar de Carvalho
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: SCHNECKENBERG, Marisa, EL TASSA, Khaled Omar Mohamad, CAETANO, Joyce Jaqueline, STEFENON, Daniel Luiz, CIRINO, Rosineide Maria Batista, CAMPOS, Joselaine Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5757
Resumo: A pesquisa objetivou analisar seis cursos de Licenciatura, considerando ordenamento legal vigente, e discutir oprocesso de formação proissional docente realizado nesses cursos a partir das expressões de licenciandos sobre suas compreensões de situações de inclusão escolar vivenciadas no campo de estágio. Para tanto foram realizadas análises documentais e constituíramse grupos focais junto aos respectivos cursos de Licenciatura, envolvendo cerca de 120 licenciandos. Os resultados encontrados indicam: a) descompasso entre ordenamento legal e processos formativos; b) licenciandos expressam compreensão de “deiciência”como obstáculo à atuação proissional em contextos educacionais inclusivos. É necessário intensiicar diálogo entre cursos de Licenciatura para elaboração coletiva de processos formativos que atendam as demandas provocadas pela atuação proissional docente em contextos inclusivos. Cabe ainda aos cursos de Licenciatura colocarem-se também no centro da crítica no que se refere à construção de escolas assentadas em uma perspectiva educacional inclusiva como a que se apresenta em nosso cenário socioeducacional.
id UNESP-28_87c324d9dd456610fa7264d3b7d1a80e
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5757
network_acronym_str UNESP-28
network_name_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO(?)A pesquisa objetivou analisar seis cursos de Licenciatura, considerando ordenamento legal vigente, e discutir oprocesso de formação proissional docente realizado nesses cursos a partir das expressões de licenciandos sobre suas compreensões de situações de inclusão escolar vivenciadas no campo de estágio. Para tanto foram realizadas análises documentais e constituíramse grupos focais junto aos respectivos cursos de Licenciatura, envolvendo cerca de 120 licenciandos. Os resultados encontrados indicam: a) descompasso entre ordenamento legal e processos formativos; b) licenciandos expressam compreensão de “deiciência”como obstáculo à atuação proissional em contextos educacionais inclusivos. É necessário intensiicar diálogo entre cursos de Licenciatura para elaboração coletiva de processos formativos que atendam as demandas provocadas pela atuação proissional docente em contextos inclusivos. Cabe ainda aos cursos de Licenciatura colocarem-se também no centro da crítica no que se refere à construção de escolas assentadas em uma perspectiva educacional inclusiva como a que se apresenta em nosso cenário socioeducacional.Faculdade de Filosofia e Ciências2016-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/575710.36311/2358-8845.2015.v2n02.5757Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 2 n. 02 (2015)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 No. 02 (2015)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 Núm. 02 (2015)2764-64402358-8845reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5757/3938CRUZ, Gilmar de CarvalhoSCHNECKENBERG, MarisaEL TASSA, Khaled Omar MohamadCAETANO, Joyce JaquelineSTEFENON, Daniel LuizCIRINO, Rosineide Maria BatistaCAMPOS, Joselaine Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-29T14:35:46Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5757Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivasPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/oaidialogoseperspectivas.marilia@unesp.br2764-64402358-8845opendoar:2020-07-29T14:35:46Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO(?)
title FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO(?)
spellingShingle FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO(?)
CRUZ, Gilmar de Carvalho
title_short FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO(?)
title_full FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO(?)
title_fullStr FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO(?)
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO(?)
title_sort FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO(?)
author CRUZ, Gilmar de Carvalho
author_facet CRUZ, Gilmar de Carvalho
SCHNECKENBERG, Marisa
EL TASSA, Khaled Omar Mohamad
CAETANO, Joyce Jaqueline
STEFENON, Daniel Luiz
CIRINO, Rosineide Maria Batista
CAMPOS, Joselaine Aparecida
author_role author
author2 SCHNECKENBERG, Marisa
EL TASSA, Khaled Omar Mohamad
CAETANO, Joyce Jaqueline
STEFENON, Daniel Luiz
CIRINO, Rosineide Maria Batista
CAMPOS, Joselaine Aparecida
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CRUZ, Gilmar de Carvalho
SCHNECKENBERG, Marisa
EL TASSA, Khaled Omar Mohamad
CAETANO, Joyce Jaqueline
STEFENON, Daniel Luiz
CIRINO, Rosineide Maria Batista
CAMPOS, Joselaine Aparecida
description A pesquisa objetivou analisar seis cursos de Licenciatura, considerando ordenamento legal vigente, e discutir oprocesso de formação proissional docente realizado nesses cursos a partir das expressões de licenciandos sobre suas compreensões de situações de inclusão escolar vivenciadas no campo de estágio. Para tanto foram realizadas análises documentais e constituíramse grupos focais junto aos respectivos cursos de Licenciatura, envolvendo cerca de 120 licenciandos. Os resultados encontrados indicam: a) descompasso entre ordenamento legal e processos formativos; b) licenciandos expressam compreensão de “deiciência”como obstáculo à atuação proissional em contextos educacionais inclusivos. É necessário intensiicar diálogo entre cursos de Licenciatura para elaboração coletiva de processos formativos que atendam as demandas provocadas pela atuação proissional docente em contextos inclusivos. Cabe ainda aos cursos de Licenciatura colocarem-se também no centro da crítica no que se refere à construção de escolas assentadas em uma perspectiva educacional inclusiva como a que se apresenta em nosso cenário socioeducacional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5757
10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5757
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5757
identifier_str_mv 10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5757/3938
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 2 n. 02 (2015)
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 No. 02 (2015)
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 Núm. 02 (2015)
2764-6440
2358-8845
reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
collection Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv dialogoseperspectivas.marilia@unesp.br
_version_ 1797041696993705984